segunda-feira, 24 de abril de 2017

Entrevista - Autor Adriano Silva

Nossa entrevista desta semana é com  Adriano Silva, autor do livro Lugar Comum,que entrou em pré-venda hoje pela Editorial Hope.


 

♥♥♥

Nasceu em Olaria em 1983 numa minúscula cidade do Interior de Minas Gerais. Formado em Letras e Literatura, cresceu por casas entre bananeiras, como na poesia de Drummond, as férias no sítio dos seus avós acarretaram forte influência em sua escrita, as brincadeiras com os primos o sabor da fruta apanhada direto do pé são presenças constantes em todas as construções de sua obra.
Aos 7 anos mudou-se para Juiz de Fora, cidade que ama e que a saudade caleja todos os dias. Reside atualmente em São João del Rei onde cursa pós-graduação em Literatura, cidade Histórica e com arquitetura rica para suas próprias construções.  Apesar de outras obras aprovadas para publicação, Lugar Comum é a que o deu mais prazer em conceber, algumas de suas crônicas foram escritas ainda na adolescência e conservam a inocência pueril das paixões e amores, dos passeios de bicicleta nas tardes de domingo da dor da perda daqueles que amamos e que ficaram na lembrança e na saudade, amiga implacável e cruel.
O desejo de escrever e pode parecer clichê a resposta para esta pergunta, sempre existiu, não consegue dizer com exatidão quando começou realmente a conceber seus primeiros rabiscos, acredita que foi durante as aulas de matemática, disciplina está que nunca teve qualquer aptidão, utilizava os cadernos para escrever e desenhar personagens de histórias que nasciam e gritavam dentro de sua cabeça para sair.
Espera que Lugar Comum transporte cada leitor aos lugares comuns da existência humana e que possam rir, chorar e dividir consigo a dádiva de estarmos vivos.
                                                                   ♥♥♥

       Pergunta: O Que te motivou a começar a escrever?
     Adriano:A Literatura sempre fez parte de minha vida, acredito que a motivação se deu pelas leituras que fiz por volta dos11 anos de idade. A coleção Vaga-Lume era um sucesso na década de 80/90 e foi por intermédio dela que comecei a criar meus próprios mundos paralelos. 
    
     Pergunta: Fale um pouquinho sobre o seu livro e o que os leitores podem esperar dele.
     Adriano:Lugar Comum é um livro com uma proposta diferente do que temos na literatura contemporânea, o escrevi durante um longo tempo, existem contos com até sete anos, como ‘A Casa’, em relação ao texto mais novo, ‘Felicidade Artificial’, que escrevi durante a Revisão dos originais para uma amiga que perdeu o pai vítima de Alzheimer. Os leitores podem esperar do livro uma visão positiva da vida, uma análise mais analítica do cotidiano, despedidas, reencontros, medos, família, perdas, envelhecer...; tudo isso são vivências comuns a todos nós, e que tenho certeza, fará o leitor se ler em muitas páginas.

     Pergunta: A capa de Lugar comum ficou incrível, como foi o processo de escolha?
     Adriano: A capa foi desenvolvida pela incrível Bárbara Dameto, anteriormente tivemos a ideia de a capa trazer a imagem de uma cidade mais futurista com tons em amarelo e cinza, mas logo percebemos que por vários dos textos possuírem como pano de fundo as cidades de Minas, o mais adequado seria que remetesse as construções históricas, logo temos a menção de Tiradentes e São João del Rei, sendo esse último lugaro qual adotei para residir e que amo muito.

     Pergunta:   Esse é o seu primeiro livro lançado?
     Adriano:Sim, como autor exclusivo, porém tenho contos, poesias e poemas lançados em Antologias por diversas Editoras.
     
     Pergunta: Qual o seu livro e autor preferido?
     Adriano:Leio muito e muita coisa variada, meu livro preferido e que li muitas vezes é Memórias Póstumas de Brás Cubasde Machado de Assis.
O autor que tenho um carinho muito grande é o Brasileiro Marcelo Rubens Paiva, sempre o achei com uma construção de enredos espetacular.
    
    Pergunta: Sua família te apoia na escrita?
    Adriano: Sim, minha família me apoia na escrita, porém não são muito ligados ao mundo literário, acredito até por serem de uma geração em que o acesso à escola era algo relativamente complicado. 

    Pergunta: Qual a sua expectativa para o lançamento do livro?
    Adriano:Há alguns dias não tenho feito outra coisa a não ser pensar no lançamento de ‘Lugar Comum’, espero alcançaro público e conquistar o leitor com minha escrita e que estes se vejam em cada linha escrita e em cada reencontro ou despedida.

    Pergunta:  Você possui algum ritual na hora da escrita?
    Adriano: Sou metódico para escrever, a mesa onde utilizo o notebook precisa estar sem nenhum material ocupando o espaço e uma garrafa de café bem doce é a única companhia que preciso. Não consigo desenvolver a escrita se não houver silêncio completo, por isso geralmente escrevo durante as madrugadas.

    Pergunta: Quem é Adriano Silva quando não está escrevendo?
    Adriano:Sou um cara comum, diria que até mais comum que a maioria. Quando não estou escrevendo estou lendo, cuidando da casa, ouvindo música ou cozinhando, esta última uma grande paixão que adquiri quando passei a morar sozinho

    Pergunta:  Que mensagem você gostaria de deixar para os seus leitores?
    Adriano:Para os meus leitores eu diria que nunca deixem de sonhar e de fazer destes um objetivo, o mundo é muito chato para quem não sonha!




Bate e Volta 

 Uma palavra:
Adriano: Reciprocidade

 Um Sentimento:
Adriano: Amor

Família é
Adriano: Alicerce

Um vício
Adriano: Livros

O que te irrita
Adriano: mentira

Uma Comida
Adriano: Strogonoff

Um Pensamento
Adriano: “A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo. ”   (Fernando Pessoa)

Um Defeito
Adriano: Ansiedade

Um Sonho
Adriano: Que o mundo fosse um lugar melhor, com mais fantasia e paz para todos.

Uma qualidade
Adriano: Empatia

Uma Frase
Adriano: A palavra é meu domínio sobre o mundo. (Clarice Lispector)

Um Livro que todos deveriam ler
Adriano: Definitivamente; Lugar Comum


                                                              ♥♥♥

Quero agradecer ao Adriano por ter respondido nossas perguntas, espero de coração que o livro seja um sucesso , só posso dizer que estou encantada com a simplicidade e carinho dele desde o momento em que propus a entrevista e com certeza estou louca pra ler esse livro que por sinal já está aqui nas minhas mãos.
Pra quem tiver  interesse em adquirir o livro, a pré-venda começou hoje e vai até o dia 25 de maio.


Sinopse: Lugar Comum é uma miscelânea de sentimentos expressados em linhas de contos, crônicas e poemas, onde o autor empresta de si e se conecta ao leitor a cada passagem de página. Por muitas vezes engraçado, envolvente, dramático e até mesmo sombrio. Adriano Silva viaja e leva o leitor consigo.


Adquira o livro físico Lugar Comum pelo site da Editorial Hope: 

***Lembrando que quem adquirir o livro na pré-venda vai receber marcadores maravilhosos e concorrer a uma linda almofada personalizada



E pra quem quiser adquirir o e-book,ele já está disponível na Amazon, é só clicar bem aqui pra garantir o seu >>> Lugar Comum - Ebook 





Espero que vocês tenham gostado dessa entrevista maravilhosa, que também estará disponível no Blog da Editorial Hope.
E logo,logo teremos resenha do livro por aqui.





Beijoss e até a próxima ♥♥♥







7 comentários:

  1. Ahhh. Obrigado Vanuza, ficou linda a entrevista. Ansioso pela sua leitura do livro. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, já estou ansiosa pra começar a ler.
      Abraços.

      Excluir
  2. Ahhh. Obrigado Vanuza, ficou linda a entrevista. Ansioso pela sua leitura do livro. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Excelente entrevista. Estou na fila aguardando pelo lançamento físico. Gosto de e-books, mas quero Lugar Comum na minha estante.

    ResponderExcluir
  4. É lindo!! Lugar comum é uma amostra do quanto o cotidiano pode ser terreno fértil para histórias tão sensíveis!

    ResponderExcluir